Na sexta-feira (10), 110.000 membros da Basij participaram do desfile, realizado pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica.
O evento foi parte dos exercícios militares de uma semana chamados Payambar-e-A’azam (Grande Profeta) 19, organizados pela Guarda Revolucionária no país.
O desfile teve como objetivo demonstrar a prontidão total das forças Basij para enfrentar ameaças, além de sua unidade e habilidades profissionais em operações de socorro, resgate e combate a ataques terroristas. O desfile também incluiu a exibição de alguns equipamentos militares.
À margem do evento, foram distribuídos 110.000 pacotes de subsistência, 670 enxovais de casamento e diversos itens de papelaria para pessoas necessitadas.
O comandante da Guarda em Teerã, general de brigada Hassan Hassanzadeh, descreveu o desfile como um evento de “combate cultural,” afirmando que ele transmite uma mensagem aos inimigos de que aqueles que sacrificam suas vidas pela nação iraniana permanecem firmes no campo de batalha.
A Basij (ou Basij-e Mostaz’afin, que significa “Mobilização dos Oprimidos”) é uma força militar voluntária do Irã, criada em 1979 pelo líder da revolução aiatolá Ruhollah Khomeini. A Basij é organizada pela Guarda Revolucionária.