O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, convocou os mediadores do cessar-fogo na Faixa de Gaza e a comunidade internacional em geral a cumprirem suas obrigações e tomarem medidas concretas para interromper as violações israelenses em andamento e proteger o povo palestino.
Em uma conversa por telefone no sábado com o Ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, Araghchi discutiu relações bilaterais e trocou visões sobre desenvolvimentos regionais e internacionais, com foco particular na situação em Gaza após o acordo para cessar a agressão ao povo palestino.
Expressando profunda preocupação com as contínuas violações da ocupação, Araghchi alertou que ataques repetidos resultaram no martírio e ferimento de dezenas de palestinos, incluindo mulheres e crianças. Ele enfatizou que tais violações representam um desrespeito flagrante ao acordo de cessar-fogo e minam a estabilidade regional.
O ministro das Relações Exteriores iraniano ressaltou que os países que garantem o cessar-fogo têm uma responsabilidade direta e moral de garantir sua aplicação. Araghchi os instou a agir decisivamente para prevenir mais derramamento de sangue na Faixa de Gaza e a honrar seus compromissos.
Araghchi também apelou à comunidade internacional para que tome uma ação coordenada e eficaz para deter os crimes da ocupação, suspender o cerco contínuo a Gaza, e garantir a entrega ininterrupta de ajuda humanitária ao território devastado pela guerra.
Por sua vez, Abdelatty revisou os esforços diplomáticos do Cairo para consolidar o cessar-fogo em Gaza e abordar a crescente crise humanitária. O Egito tem estado ativamente envolvido na mediação entre as partes e na facilitação da entrada de ajuda no enclave sitiado.
Os dois diplomatas também abordaram desenvolvimentos regionais mais amplos e a postura do Irã sobre seu programa nuclear pacífico, reafirmando o compromisso do Irã com o engajamento diplomático e a estabilidade regional.
O telefonema ocorre após fontes diplomáticas afirmarem, de acordo com The Guardian, que o Egito deverá liderar uma força de estabilização planejada para Gaza sob uma nova iniciativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, apoiada pelos Estados Unidos e pela Europa. A proposta, anunciada no sábado (18), visa dar às forças internacionais fortes poderes para supervisionar a segurança dentro de Gaza, sem a estrutura formal de uma missão tradicional de manutenção da paz da ONU.
Os Estados Unidos estão pressionando por um mandato da ONU semelhante ao modelo utilizado no Haiti, onde tropas estrangeiras operaram com autoridade para reprimir grupos armados.





