No último sábado (22), o Partido da Causa Operária (PCO) publicou uma nota oficial comunicando o falecimento de Natália Pimenta, membro da Direção Nacional e militante histórica da organização. Natália, que também era vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), faleceu em decorrência de um tipo raro de leucemia após lutar por três anos contra um câncer de mama.
Nos dias seguintes, veículos de imprensa nacionais e internacionais repercutiram a triste notícia em seus portais. Até o fechamento desta edição, Metrópoles, MSN, HispanTV, Jornal da Cidade Online e Notícias do Planalto publicaram artigos sobre a dirigente trotskista.
No artigo Dirigente partidária morre aos 40 anos em São Paulo, o Metrópoles, o jornal mais acessado dentre os citados, destaca a trajetória de Natália, relembrando sua dura batalha contra o câncer:
“Natália, que também era coordenadora do Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, foi diagnosticada com câncer de mama há mais de três anos.
Uma postagem no perfil oficial da dirigente partidária no X revela que, em janeiro deste ano, ela descobriu uma metástase no cérebro e foi submetida a uma cirurgia, que foi bem-sucedida.
Em julho, no entanto, ela foi diagnosticada com leucemia aguda, e estava internada desde então.
A dirigente precisava de um medicamento importado chamado Revumenib, aprovado pela agência de saúde dos Estados Unidos (FDA), mas indisponível no Brasil. Ela iniciou uma batalha judicial para ter acesso ao medicamento, mas uma decisão recente negou o pedido.”

Já a HispanTV Brasil, filial brasileira da emissora iraniana, produziu um “carrossel” (uma sequência de fotos em uma única publicação no Instagram) sobre Natália, destacando sua importância para o desenvolvimento e crescimento do Partido da Causa Operária:
“NATÁLIA PIMENTA, DIRIGENTE NACIONAL DO PCO, MORRE AOS 40 ANOS
Natália Pimenta, dirigente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), faleceu após complicações de um câncer, em meio à uma disputa judicial por acesso a medicamento adequado. Iniciou a militância aos 12 anos e dedicou quase três décadas à construção do partido, sendo responsável por formar a nova geração que hoje compõe sua base. Liderou o movimento estudantil e foi voz internacionalista na defesa da Palestina. Ato de domingo 30 de novembro, realizado pelo partido, celebra sua vida e reafirma seu legado na luta socialista.”











