Nessa terça-feira (12), o porta-voz das Forças Armadas do Iêmen, o brigadeiro-general Iahia Saré, anunciou o lançamento de seis veículos aéreos não tripulados (VANTs) contra alvos vitais nos territórios ocupados pelo Estado de “Israel”, localizados em Haifa, no deserto de al-Naqab, em Umm al-Rashrash (Eilat) e em Beer al-Sabe.
Saré reafirmou que as operações em apoio a Gaza continuarão até que “Israel” cesse sua agressão e levante o bloqueio imposto à Faixa de Gaza. Ele advertiu que “a continuidade das ações do inimigo sionista para eliminar a causa palestina por meio de genocídio, fome e deslocamento forçado terá graves repercussões para todas as nações árabes e islâmicas”.
O oficial acrescentou que “a erradicação da causa palestina abriria caminho para que o inimigo violasse outros povos e países, a menos que essas nações ajam de forma decisiva para apoiar Gaza, que é a primeira linha de defesa de toda a comunidade muçulmana”.
Na última sexta-feira (8), as Forças Armadas iemenitas já haviam anunciado três operações militares contra alvos da ocupação israelense, utilizando três VANTs, que atingiram o Aeroporto de Lod, na região de Yafa, e dois alvos vitais em Beer al-Sabe e Askalan, na Palestina ocupada.
Na ocasião, Saré afirmou que as ações obtiveram sucesso e que eram uma vitória para o povo palestino oprimido, em resposta aos crimes de genocídio e de fome. Ele também renovou o alerta a todas as empresas que operam com portos palestinos ocupados, advertindo que suas embarcações seriam alvo, independentemente do destino. “As empresas que lidam com portos palestinos ocupados devem cessar imediatamente todas as transações para preservar a segurança de seus navios e tripulações”, declarou.
O líder do Ansar Alá, Saied Abdul-Malik al-Houthi, afirmou na última quinta-feira (7) que o bloqueio naval contra embarcações ligadas a “Israel” permanece “em pleno efeito, eficaz, impactante e bem-sucedido”. Segundo ele, “o porto de Umm al-Rashrash, que o inimigo chama de Eilat, está fechado e paralisado”.
Durante pronunciamento televisionado, Al-Houthi revelou que o movimento havia realizado operações na última semana utilizando 14 mísseis e VANTs. “Atacamos o Aeroporto de al-Lydd e alvos inimigos em Yafa, Haifa e Askalan, bem como realizamos operações navais no extremo norte do Mar Vermelho”, disse.





