Ao longo de 2025, a Universidade Marxista do Partido da Causa Operária (PCO) realizou o maior número de cursos e atividades de formação política de sua história, consolidando um ano marcado pela intensificação do trabalho de educação marxista no País.
A programação teve início em janeiro com a 52ª Universidade de Férias e o Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Com o tema “A crise do imperialismo”, o curso analisou acontecimentos recentes da conjuntura internacional que, a, indicam um processo de crise profunda e possível derrocada do sistema imperialista.
Em abril de 2025, avançou o extenso curso ‘’Os 500 anos de História do Brasil”, com a conclusão do Módulo 2B – O Império Tropical. Iniciado em 2022, o curso foi dividido em diversas partes devido à amplitude do conteúdo. O encerramento do módulo 2B marcou também o anúncio do início do Módulo 3, dando continuidade à interpretação marxista da formação histórica brasileira.
No mês de junho, foi realizado o curso “A teoria marxista da revolução e a situação atual”, que enfatizou que a teoria da revolução não deve ser entendida como uma hipótese abstrata, mas como um fato historicamente comprovado. O curso destacou ainda que um partido político sem uma teoria da revolução e uma doutrina revolucionária não pode cumprir um papel verdadeiramente revolucionário.
Em agosto, a Universidade Marxista promoveu o curso “A política revolucionária para as eleições”, voltado à apresentação e discussão da elaboração programática do PCO para o período eleitoral, abordando a tática e a estratégia do partido diante da conjuntura política nacional.
Já em setembro, no dia 7 de setembro, data histórica para o país, teve início o curso História do Brasil – Módulo 3, Parte 1: Da República ao Fascismo. A atividade passou a abordar o período republicano da história brasileira e foi ampliada com mais duas aulas realizadas ao longo do mesmo mês.
No mês de novembro, como parte de um conjunto de atividades em homenagem a Leon Trótski, foi ministrado o curso “Bolchevismo e Stalinismo”, que analisou detalhadamente a política defendida por Trótski e seus aliados em face a política da burocracia stalinista, nos anos posteriores à morte de Lênin, contextualizando os debates centrais do movimento revolucionário internacional.
Ainda em novembro, encerrando a programação de 2025, foi realizado o curso História do Brasil – Módulo 3, Parte 2: Da República ao Fascismo.





