Neste sábado (14), o Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), no centro de São Paulo, será palco de um evento marcante para a militância operária e para todos que se interessam pela história da esquerda revolucionária no Brasil: o lançamento do livro A luta por um partido revolucionário dentro do PT. Com 400 páginas repletas de documentos, artigos históricos e análises políticas, a obra resgata a trajetória do núcleo que futuramente, formará o Partido da Causa Operária, à época, uma corrente no interior do Partido dos Trabalhadores, desde o final dos anos 1970 até a expulsão do grupo, já no momento do refluxo do movimento operário mundial.
O evento terá início às 13h com a tradicional Análise Política da Semana, conduzida por Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, seguida pelo lançamento do livro às 17h. Para encerrar o encontro, haverá um jantar de confraternização, fortalecendo os laços entre militantes, simpatizantes e todos que desejam conhecer mais de perto a história do movimento operário brasileiro.
A obra que fundamenta o dia especial no sábado, o livro A luta por um partido revolucionário dentro do PT é muito mais do que um relato: é um documento histórico fundamental para compreender as origens do PT, a ascensão da classe trabalhadora no final da Ditadura Militar (1964-1985) e as batalhas travadas por uma corrente marxista revolucionária dentro do maior partido de esquerda do País. A obra reúne artigos do jornal Causa Operária publicados entre 1979 e 1990, além de documentos internos, análises e relatos de protagonistas daquele período decisivo.
O leitor acompanha desde o surgimento da tendência Trotskista, passando pela fundação da Organização Quarta Internacional e sua atuação nas greves do ABC, até o envolvimento direto nas articulações que deram origem ao PT e à CUT. Os textos retratam o auge da mobilização operária e popular, o enfrentamento com a burocracia sindical e partidária e o papel da Causa Operária na defesa de um programa revolucionário, em contraposição ao reformismo que passou a dominar o PT.
A obra também documenta o processo de refluxo da classe trabalhadora, que se intensificou com a ofensiva neoliberal dos anos Collor, culminando na expulsão da tendência Causa Operária do PT. Esse episódio marca não apenas o fim de uma etapa de luta dentro do partido, mas também o nascimento do Partido da Causa Operária, que seguiu defendendo, de maneira independente, a necessidade de um partido operário revolucionário no Brasil. Trata-se, portanto, de uma obra que caminha lado a lado com a própria história do movimento operário brasileiro, oferecendo subsídios fundamentais para o debate sobre o papel dos partidos, das tendências e da luta política nas décadas de 1980 e 1990.
O lançamento acontece no CCBP, espaço que é referência em atividades culturais e políticas, abrigando debates, apresentações artísticas e encontros da militância. O centro, que leva o nome do poeta surrealista e militante trotskista Benjamin Péret, sediará um importante debate sobre os rumos da luta operária e da esquerda no Brasil.
Em tempos de recrudescimento do autoritarismo e de ofensiva contra os direitos democráticos, revisitar a história das lutas travadas dentro do PT e a experiência da Causa Operária é fundamental para armar a militância com as lições do passado e fortalecer a organização para os desafios do presente. Após o lançamento, o jantar servirá como momento de confraternização, aproximando antigos e novos militantes, simpatizantes e estudiosos do movimento operário. Por isso venha você também, participe, fortaleça a luta e ajude a manter viva a história do movimento operário brasileiro!