O Hesbolá anunciou o martírio de seu comandante-sênior Haitham al-Tabatabai, também conhecido como Saied Abu Ali, que foi martirizado em um ataque aéreo israelense em Harat Hreik, nos subúrbios do sul de Beirute, capital do Líbano.
O ataque teve como alvo dois andares de um edifício civil residencial no domingo (23). Segundo o Ministério da Saúde Libanês, cinco pessoas foram martirizadas e 28 ficaram feridas no ataque.
Em um comunicado oficial, o Hesbolá lamentou a perda de um grande comandante militar, elogiando a dedicação de Saied Abu Ali à Resistência no Líbano ao longo de sua vida e seu papel no enfrentamento à ocupação israelense.
Saied Abu Ali é reconhecido como um dos líderes fundadores da estrutura militar do Hesbolá e desempenhou um papel fundamental em sua formação inicial e subsequente crescimento.
“Ele nunca se cansou ou vacilou na defesa de sua terra e de seu povo”, disse o comunicado. “Desde o início da Resistência, ele lançou as bases para um movimento que permanece forte, digno e capaz de proteger a pátria e alcançar vitórias”.
O Hesbolá enfatizou que o martírio de Saied Abu Ali dará ainda mais energia aos combatentes da resistência e reforçará sua determinação em continuar resistindo ao inimigo sionista e ao seu apoiador, os Estados Unidos. O grupo prometeu levar adiante o seu legado e o de todos os comandantes martirizados.
A seguir, o texto completo do comunicado:
“Em Nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
‘Entre os crentes, há homens que cumpriram o que prometeram a Alá; alguns cumpriram o seu voto [através do martírio], enquanto outros aguardam a sua vez, sem nunca vacilar no seu compromisso’.
Com grande orgulho e honra, o Hesbolá anuncia ao povo da Resistência e à nossa nação libanesa o martírio do estimado comandante jihadista Haitham Ali al-Tabatabai (Saied Abu Ali), que ascendeu como mártir em defesa do Líbano e de seu povo após um traiçoeiro ataque israelense na área de Harat Hreik, nos subúrbios do sul de Beirute.
Este grande comandante juntou-se agora aos seus companheiros mártires após uma longa espera para se encontrar com Deus Todo-Poderoso, concluindo uma vida dedicada à jihad, sinceridade, dedicação e firmeza no caminho da resistência. Até o seu último suspiro, ele foi inabalável nos seus esforços para confrontar o inimigo israelense.
Ele nunca se cansou ou vacilou na defesa de sua terra e de seu povo. Desde os primeiros dias da Resistência, ele esteve entre os seus comandantes fundadores, lançando as bases para um movimento que permanece forte, digno e capaz de proteger a nação e alcançar vitórias.
Deus concedeu-lhe o status exaltado do martírio. Seu sacrifício continuará a inspirar força, determinação e esperança entre os seus companheiros combatentes, assim como a sua presença em vida foi uma fonte de poder e inspiração. Os combatentes carregarão o seu sangue sagrado, como carregaram o sangue de todos os líderes martirizados, avançando com coragem e determinação para derrotar todos os planos do inimigo sionista e do seu patrocinador, os Estados Unidos.
Estendemos as nossas condolências ao nosso Mestre, o Imam da Época [Imam Mahdi] (que Deus acelere o seu reaparecimento), aos seus irmãos de armas e companheiros combatentes da resistência, aos apoiantes firmes e pacientes da Resistência, e a todos os povos livres do mundo pelo martírio deste proeminente comandante jihadista e dos seus companheiros mártires que caíram ao seu lado. Estendemos também a nossa mais sincera solidariedade às suas nobres famílias, pedindo a Deus Todo-Poderoso que lhes conceda paciência e consolo, e que conceda uma rápida recuperação aos feridos.
Domingo, 23 de novembro de 2025
2 de Jumada al-Akhirah 1447 AH”





