Na noite de terça-feira (22), as Brigadas de Al-Qassam atingiram, com um projétil “Yassin 105”, um transporte de tropas sionista que estava na área de Al-Jaafrawi, sudeste da cidade de Deir al-Balah, na Faixa de Gaza central.
Em outra operação, seus combatentes bombardearam um posto de comando e controle inimigo a sudoeste da cidade de Rafá. Foi utilizado o sistema de foguetes de curto alcance “Rajoom”, calibre 114mm.
No mesmo dia, as brigadas também atacaram, com um projétil “Yasin 105”, um tanque sionista Merkava que estava perto de Bayarat Al-Rais, na rua Al-Sikka, a leste do bairro de Al-Zaytoun, na cidade de Gaza.
Ainda na terça-feira, combatentes de Al-Qassam conseguiram atingir, com uma bomba antipessoal “TV”, uma força sionista composta por 7 soldados, matando e ferindo-os na área de junção de Al-Mashroa, a leste da cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza. Os combatentes monitoraram o pouso dos helicópteros de evacuação.
Embora não se tenha ainda a informação de se tratar da mesma operação, as forças israelenses de ocupação admitiram que um comandante de esquadrão e um soldado do corpo de engenharia de combate da Brigada do Sul da Divisão de Gaza ficaram gravemente feridos devido à explosão de um dispositivo explosivo em Rafá. Outro soldado também ficou moderadamente ferido no incidente.
Já na segunda-feira (21), os combatentes do Hamas conseguiram detonar uma casa previamente protegida. A operação resultou no desabamento do imóvel, atingindo uma força sionista composta por 10 soldados, causando baixas, incluindo mortos e feridos. A operação ocorreu também na área de Al-Mashroa, a leste da cidade de Rafá.
Operações bem sucedidas realizadas na semana anterior foram confirmadas nessa terça-feira.
Em uma delas, realizada no dia 17, combatentes de Al-Qassam conseguiram detonar dois dispositivos antipessoal contra uma força de engenharia sionista composta por 8 soldados, causando baixas entre mortos e feridos perto do cruzamento de Deir Yassin, no bairro de Al-Jneina, a leste da cidade de Rafá.
Em outra, realizada no dia 15, as brigadas do Hamas conseguiram atrair uma força sionista para uma armadilha enganosa dentro de uma casa e, assim que os soldados entraram na casa, um dispositivo explodiu, causando baixas entre as forças, com mortos e feridos. Esta operação ocorreu na área do município de Al-Shawka, a leste da cidade de Rafá.
Foi confirmado também o sucesso de operação realizada no último dia 12. Nela combatentes das Brigadas de Al-Qassam detonaram uma bomba barril altamente explosiva em um veículo de tropas, destruindo-o e causando baixas entre sua tripulação, entre mortos e feridos. A operação foi realizada na área da linha oeste, ao norte da cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Os combatentes monitoraram a atividade de helicópteros de evacuação, que durou várias horas.
Ações das Forças Al-Asifah (milícia dissidente do Fatá)
Seus combatentes informaram ter detonado, nesta quarta-feira (23), um dispositivo explosivo pré-plantado atingindo um veículo militar sionista durante sua incursão a sudeste de Deir al-Balah na Faixa de Gaza central.





