Cultura

Há 164 anos, o Brasil perdia Cruz e Sousa

Um dos maiores poetas da literatura brasileira, faleceu em 19 de março de 1898, vítima de tuberculose

João da Cruz e Sousa, um dos maiores poetas da literatura brasileira, faleceu em 19 de março de 1898, vítima de tuberculose. Considerado o introdutor do simbolismo no Brasil, sua obra influenciou gerações e continua sendo referência. Autor de livros como “Missal”, “Broquéis” e “Evocações”, o poeta catarinense se destacou por seu estilo marcante, caracterizado por musicalidade, lirismo e forte simbolismo.

Nascido em 24 de novembro de 1861, em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) Cruz e Sousa era filho de ex-escravos e recebeu uma educação privilegiada para um negro de sua época, aprendendo francês, latim e grego. Desde cedo demonstrou interesse pela literatura e começou a escrever poesia ainda jovem. Seu talento logo se revelou, e ele passou a colaborar com jornais e publicações literárias.

Mesmo com seu reconhecimento como poeta, enfrentou dificuldades devido ao racismo. Em 1883, foi impedido de assumir o cargo de promotor em Laguna por ser negro. Apesar disso, não desistiu e seguiu sua carreira, trabalhando como arquivista na Estrada de Ferro Central do Brasil e publicando seus escritos.

Em 1893, Cruz e Sousa lançou “Missal” e “Broquéis”, considerados marcos do simbolismo no País. Sua poesia é marcada por um forte caráter sensorial, explorando imagens oníricas, temas místicos e referências à cor branca, que em sua obra ultrapassa o significado racial e se torna um símbolo espiritual. O poeta também abordou a paixão, a dor e a morte com intensidade única.

Dois de seus poemas mais emblemáticos exemplificam bem seu estilo. “Lésbia” traz uma visão sensual e atormentada do desejo, com versos fortes e imagéticos:

“Cróton selvagem, tinhorão lascivo,
Planta mortal, carnívora, sangrenta,
Da tua carne báquica rebenta
A vermelha explosão de um sangue vivo.

Nesse lábio mordente e convulsivo,
Ri, ri risadas de expressão violenta
O Amor, trágico e triste, e passe, lenta,
A morte, o espasmo gélido, aflitivo…

Lésbia nervosa, fascinante e doente,
Cruel e demoníaca serpente
Das flamejantes atrações do gozo.

Dos teus seios acídulos, amargos,
Fluem capros aromas e os letargos,
Os ópios de um luar tuberculoso…”

Já “Antífona”, poema que abre “Broquéis” com um tom etéreo e místico:

“Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

De luares, de neves, de neblinas!…

Ó Formas vagas, fluídas, cristalinas…

Incensos dos turíbulos das aras…

Formas do Amor, constelarmente puras,

De Virgens e de Santas vaporosas…

Brilhos errantes, mádidas frescuras

E dotências de lírios e de rosas…

Indefiníveis músicas supremas,

Harmonias da Cor e do Perfume…

Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,

Requiem do Sol que a Dor da Luz resume…

Visões, salmos e cânticos serenos,

Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes…

Dormências de volúpicos venenos

Sutis e suaves, mórbidos, radiantes…

Infinitos espíritos dispersos,

Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos,

Com a chama ideal de todos os mistérios.

Do Sonho as mais azuis diafaneidades

Que fuljam, que na Estrofe se levantem

E as emoções, todas as castidades

Da alma do Verso, pelos versos cantem.

Que o pólen de ouro dos mais finos astros

Fecunde e inflame a rima clara e ardente…

Que brilhe a correção dos alabastros

Sonoramente, luminosamente.

Forças originais, essência, graça

De carnes de mulher, delicadezas…

Todo esse eflúvio que por ondas passa

Do Éter nas róseas e áureas correntezas…

Cristais diluídos de clarões alacres,

Desejos, vibrações, ânsias, alentos

Fulvas vitórias, triunfamentos acres,

Os mais estranhos estremecimentos…

Flores negras do tédio e flores vagas

De amores vãos, tantálicos, doentios…

Fundas vermelhidões de velhas chagas

Em sangue, abertas, escorrendo em rios…

Tudo! vivo e nervoso e quente e forte,

Nos turbilhões quiméricos do Sonho,

Passe, cantando, ante o perfil medonho

E o tropel cabalístico da Morte…”

Apesar de seu talento, Cruz e Sousa teve uma vida marcada por tragédias. Seus filhos morreram cedo, e sua esposa, Gavita Gonçalves, enlouqueceu após as perdas. Enfrentando dificuldades financeiras e problemas de saúde, o poeta passou seus últimos dias debilitado, sendo transportado para Minas Gerais na tentativa de tratamento. Sua morte precoce impediu que alcançasse o reconhecimento em vida, mas sua obra permaneceu.

Hoje, Cruz e Sousa é lembrado como um dos maiores poetas do Brasil. Seu legado está presente em diversas homenagens, como o Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, onde seus restos mortais foram transferidos em 2007. Seu nome também batiza ruas, praças e prêmios literários. Mais do que um poeta simbolista, foi um artista singular que enfrentou as barreiras do preconceito e deixou uma poesia intensa, rica e inovadora.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Rolar para cima

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.