O primeiro-ministro de “Israel”, Benjamin Netaniahu, convocou o gabinete de segurança para uma reunião sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza para esta sexta-feira (17).
Antes da reunião, Netaniahu participou de uma avaliação de segurança para discutir a implementação do acordo com a equipe de negociação, que retornou durante a noite de quinta-feira (16) de Doa após assinar a versão final do acordo.
A reunião do gabinete completo, que também precisa aprovar o acordo antes que ele entre em vigor, não deve ocorrer até sábado (18) à noite.
Em uma declaração anterior, o gabinete de Netanyahu afirmou que o acordo será implementado conforme o planejado no domingo, apesar dos atrasos, com a previsão de que os primeiros prisioneiros sejam libertados nesse dia.
Após o anúncio do cessar-fogo pelo Catar na quarta-feira (15), o governo Netaniahu entrou em uma crise, principalmente com o bloco da extrema direita, liderado pelos ministros Ben-Gvir e Smotrich. Estas declarações do gabinete de Netaniahu indicam que essa crise está sendo superada.