O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu um convite formal para visitar a Rússia, confirmou o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. Durante a reunião de cúpula ocorrida na semana passada no Alasca, o presidente russo, Vladimir Putin, estendeu o convite pessoalmente a Trump.
Em entrevista ao canal de televisão Rossiya 24 nesta terça-feira, Lavrov afirmou que Trump “tem um convite” e recordou que, durante a cúpula, o presidente norte-americano havia dito que a ideia de visitar a Rússia é “interessante”.
Durante a coletiva de imprensa conjunta com Putin na semana passada, Trump admitiu, no entanto, que poderia “receber algumas críticas” por viajar a Moscou. Ainda assim, declarou que “pode ver isso acontecendo”.
Putin e Trump se encontraram pessoalmente pela primeira vez desde 2019 em Anchorage, no Alasca, para discutir formas de resolver o conflito na Ucrânia, bem como normalizar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos.
Ambos os líderes descreveram a cúpula de maneira positiva, com Putin classificando-a como “franca” e “substancial”, e Trump considerando-a “produtiva”.
Na segunda-feira (18), Trump se reuniu com o ucraniano Vladimir Zelensqui, vários líderes europeus e os chefes da OTAN e da Comissão Europeia para discutir as condições de um acordo de paz com a Rússia.
Após o encontro, Trump anunciou que havia voltado a falar por telefone com Putin e disse que trabalharia para organizar uma reunião entre o presidente russo e Zelensqui, seguida de uma cúpula trilateral.




