A FIFA colocou nesta terça-feira o clube brasileiro Vasco da Gama na lista de banimento de transferências, estando o clube impedido de vender e comprar novos jogadores. A medida teria sido tomada por uma dívida do Vasco com um clube argentino pela compra de um jogador, como uma punição pelo não pagamento. Acontece que a medida é incabível, uma vez que a dívida estaria suspensa por estar o time em recuperação judicial, o Newell’s Old Boys.
O mesmo tipo de ataque da FIFA contra o clube brasileiro já havia sido feito em maio deste ano, o qual foi revertido justamente por estar o clube em recuperação. E mesmo já havendo decisão que determina a suspensão da dívida a FIFA novamente puniu o clube de forma indevida O Vasco disse sobre o caso:
“Nós termos da legislação brasileira relativa à recuperação judicial, o pagamento da obrigação questionada encontra-se legalmente suspenso. Além disso, decisões recentes do Comitê Disciplinar da FIFA têm reconhecido a soberania das leis nacionais nesses casos, afastando a aplicação de sanções esportivas quando demonstrada a incompatibilidade com a legislação local.”





