A luta pela reforma-agrária no país tem episódios marcantes todos os dias, onde as milhares de famílias vivem em tensão permanente e sem a devida assistência dos órgãos competentes.
O Rio Grande do Norte tem sido palco de diversas disputas entre trabalhadores e latifundiários que tentam roubar as terras da população.
No último sábado dia 18 de janeiro, mais de 150 famílias ocuparam uma terra perto da BR-BR-304, no município de Assu, Rio Grande do Norte. A ocupação visa pressionar o INCRA para assentar famílias nessas terras da região.
No mesmo dia da ocupação teve a ameaça e tentativa de desocupação pelo latifundiário e a Polícia Militar.
As famílias ocuparam a terra, mas tem medo da desocupação, pois muitas terras dessa região estão sendo usadas para a instalação de mais um empreendimento de energia solar.
Um absurdo, pois a terra em primeiro lugar deve cumprir seu papel social de moradia e sustento para as famílias que desejam e necessitam viver nelas.
A luta pela reforma agrária deve ser retomada de forma massiva por todos as organizações do campo, somente com a mobilização o governo federal pode avançar na política de regularizar os assentamentos.