Na manhã deste domingo (24), amigos, familiares e companheiros de Natália Pimenta, dirigente nacional do Partido da Causa Operária (PCO) e vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), compareceram a seu velório para se despedir desta que foi uma das mais importantes militantes comunistas de sua geração.
O velório, iniciado às 10h, foi realizado em uma casa no bairro da Bela Vista e recebeu pessoas de diferentes estados do País. O local estava decorado por várias coroas de flores enviadas pelos admiradores da jovem dirigente. A mais marcante trazia uma frase escrita por Leon Trótski no obituário de Vladimir Lênin:
“No sofrimento e no luto, cerremos fileiras, aproximemos os nossos corações, agrupemo-nos mais estreitamente para as novas batalhas!”
Por volta das 13h, o irmão de Natália e também dirigente do PCO, João Pimenta, conduziu uma pequena cerimônia. João afirmou que a grande presença em seu velório era testemunha de quem era Natália e informou que, de acordo com desejos dela, ela seria cremada uma vez encerrada a solenidade.
João Pimenta disse ainda que, no dia 30 de novembro, será realizado um pequeno ato público para honrar a memória de Natália, “que foi uma figura essencial na construção de nosso partido”. O dirigente ainda destacou que Natália reunia um “conjunto de capacidades e habilidades” e, ao mesmo tempo, era uma pessoa “tão amada e bondosa”.
Após as palavras de João Pimenta, foi executado o hino A Intencional. Teve fim, então, a cerimônia em homenagem a Natália.





