No próximo dia 13 de setembro, o Partido da Causa Operária (PCO) realizará em São Paulo um grande ato em defesa da Venezuela e de todos os povos que lutam contra o imperialismo. A atividade será realizada na Academia Paulista de Letras, no bairro da República, e será parte de uma ampla campanha de mobilização nacional diante das novas ameaças militares do imperialismo norte-americano contra a nação caribenha.
O recente anúncio de Donald Trump de que forças armadas dos EUA destruíram uma embarcação venezuelana no Caribe, resultando na morte de 11 pessoas, escancarou a escalada de provocações militares contra a Venezuela. A operação foi apresentada pelo governo norte-americano como um ataque a “narcoterroristas”, reforçando a política de agressão e calúnia contra o governo de Nicolás Maduro. Paralelamente, Washington mobilizou navios de guerra para o sul do Caribe, em uma clara ameaça à soberania venezuelana.
A resposta do governo Maduro foi imediata: convocou a população para se alistar na reserva militar e declarou o país em “máxima alerta”, denunciando a preparação de uma ofensiva imperialista. Trata-se de uma agressão que não se limita à Venezuela: é uma ameaça a toda a América Latina. Defender a Venezuela significa defender também a soberania do Brasil e dos demais povos da região.
Sobre o ato, Rui Costa Pimenta destacou: “o ato que nós estamos convocando é um ato político, é uma peça de propaganda política. Quer dizer, nós queremos chamar atenção para o caso da Venezuela, nós queremos chamar atenção para a necessidade de combater o imperialismo”.
Segundo a Secretaria de Organização do PCO, o ato do dia 13 é parte inseparável da campanha contra a cassação do PCO e da luta contra a repressão judicial no Brasil. “Organizaremos atos moldes de como foi o ato em defesa do Irã e queremos lotar a Academia Paulista de Letras!”.
Ao denunciar as ameaças do imperialismo, o Partido cumpre sua tarefa central de mobilizar os trabalhadores e a juventude em defesa da soberania nacional e contra o imperialismo. “Não é possível defender a soberania nacional sem defender a Venezuela!”, diz a Secretaria de Organização do Partido.
O PCO chama todos os militantes, simpatizantes e ativistas a se mobilizarem desde já para garantir o sucesso deste ato. O Partido promete ainda organizar caravanas de alguns estados, como Paraná e Rio de Janeiro, para a participação no ato.





