Nos dias 6 e 7 de setembro, terá início a primeira parte do mais longo curso já promovido pela Universidade Marxista. Trata-se do curso Brasil: 500 anos de história, que vem sendo ministrado desde o ano de 2022, quando se completaram 200 anos da independência do Brasil.
O curso sobre a história brasileira é parte de um projeto bastante ambicioso do Partido da Causa Operária (PCO): oferecer uma interpretação verdadeiramente marxista da história do Brasil. Algo que nunca foi feito, seja pelos historiados nacionais, seja pelos ideólogos do País.
Ministrado, em todos os módulos, pelo presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, o curso teve início com a discussão sobre a formação do Reino de Portugal e o processo político, econômico e social que levou à descoberta do Brasil. Nas aulas seguintes, Pimenta abordou o período colonial e os diversos eventos que foram levando à formação da nação brasileira.
No módulo 2, o processo de independência do Brasil foi analisado a fundo. Ao contrário da propaganda identitária, segundo a qual a formação do Brasil teria sido um grande mal, a independência foi apresentada como uma verdadeira revolução. O curso abordou as diversas crises que se estabeleceram desde o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga, bem como a sua sucessão.
No módulo 3, Rui Pimenta narrará a história brasileira desde o nascimento da República até parte do governo de Getúlio Vargas. A proclamação da República e o funcionamento da República Velha estarão entre os primeiros temas a serem discutidos.
Nos dias 6 e 7 de setembro, ocorrerá apenas a primeira parte do módulo 3 — as demais partes acontecerão em outras datas.
Ainda dá tempo para você se inscrever e participar do mais importante curso de formação sobre a história do Brasil. Acesse já unimarxista.org.br.
Para aqueles que quiserem assistir ao curso presencialmente, ele será realizado no Centro Cultural Benjamin Péret. Basta comparecer à Rua Conselheiro Crispiniano, nº 73, no bairro da República.





