A ministra dos Assentamentos e Projetos Nacionais, Orit Strock, ameaçou o primeiro-ministro Benjamin Netaniahu contra a continuidade para a segunda fase do acordo de cessar-fogo com o Hamas.
Falando à Rádio do Exército, a ministra de extrema-direita afirmou que “se Netaniahu decidir seguir por esse caminho desastroso”, então seu partido “garantirá que o governo não continue existindo”.
O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, líder do partido Sionismo Religioso de Strock, já havia ameaçado deixar a coalizão caso “Israel” não retomasse os combates contra o Hamas ao final da atual primeira fase do acordo de cessar-fogo, que dura 42 dias.
O Sionismo Religioso é o partido mais radical de extrema-direita do bloco de Netaniahu desde que o Poder Judeu, de Itamar Ben-Gvir, saiu do governo. O SR e o PJ tem a mesma política, mas a crise gigantesca fez o SR aceitar o cessar-fogo em Gaza, pelo menos em sua fase inicial.
Na segunda-feira (3), o líder da oposição, Jair Lapid, garantiu que o governo não cairá por continuar com o acordo, reiterando que seu partido fornecerá uma rede de segurança política.