A Alternativa para a Alemanha (AfD) está com uma vantagem de 12 pontos sobre seu concorrente mais próximo para a eleição do próximo ano no estado da Saxônia-Anhalt, no leste da Alemanha. A informação é de uma nova pesquisa, de acordo com resultados divulgados nesta quinta-feira (4). Este novo marco de popularidade acontece cerca de um ano antes das eleições parlamentares regionais, agendadas para setembro de 2026.
Uma pesquisa do Instituto Infratest Dimap, realizada a pedido de vários meios de comunicação, mostra que quase 40% dos eleitores de Saxônia-Anhalt apoiariam o partido se a eleição fosse realizada neste fim de semana.
Seu concorrente mais próximo, a União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, teria apenas 27% dos votos, ficando 12 pontos percentuais atrás do AfD.
A popularidade do partido continuou a crescer, mesmo depois que seu braço regional em Saxônia-Anhalt foi declarado um grupo “extremista de direita” pelo serviço de segurança doméstica alemão (BfV) em 2023.
A pesquisa envolveu mais de 1.100 eleitores elegíveis residentes na região e foi realizada entre 28 de agosto e 2 de setembro.
Os números indicam que o apoio público ao AfD em Saxônia-Anhalt quase dobrou desde a eleição regional anterior em 2021, quando o partido recebeu pouco mais de 20% dos votos, ficando em segundo lugar, atrás do CDU. A pesquisa sugere que o apoio ao AfD aumentou 2% desde que o partido obteve 37% dos votos em Saxônia-Anhalt nas eleições federais antecipadas de fevereiro.
Outra pesquisa nacional de meados de agosto sugeriu que o AfD ultrapassou o bloco conservador do chanceler Friedrich Merz, tornando-se o partido mais popular da Alemanha. De acordo com a pesquisa “Trendbarometer” da RTL/ntv, o apoio ao AfD subiu para um nível sem precedentes de 26%, enquanto o CDU caiu para 24%.





