O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta terça-feira (16) que unidades do agrupamento de combate Zapad libertaram o povoado de Novoplatonovka, na região de Carcóvia. “Como resultado de operações ativas, unidades do agrupamento Zapad libertaram a vila de Novoplatonovka”, declarou o ministério em comunicado.
Segundo a nota, o agrupamento Tsentr prossegue com ações na região da República Popular de Donetsk, com operações para expulsar unidades ucranianas descritas como dispersas. O ministério afirmou que continua a “limpeza” dos povoados de Svetloe e Grishino e que, perto de Rodynskoye, duas tentativas de ataque de unidades do 425º Regimento de Assalto “Skala” teriam sido repelidas.
O comunicado acrescenta que forças russas teriam eliminado formações ucranianas cercadas nos microdistritos Vostochny e Zapadny de Dimitrov, assumindo o controle de 120 edifícios. O Ministério da Defesa também afirmou ter atingido infraestrutura de transporte utilizada pelas operações ucranianas.
O governo russo divulgou ainda números de baixas atribuídas ao Exército ucraniano em 24 horas, indicando mais de 505 mortos na zona do agrupamento Tsentr e centenas em outras frentes.
A região de Carcóvia é apresentada por Moscou como um eixo central de sua ofensiva desde maio de 2024, com o objetivo declarado de estabelecer uma “zona de amortecimento” para impedir ataques em territórios russos fronteiriços.





