Na sexta-feira (14), o major-general Jasper Jeffers, co-presidente da equipe dos EUA para o cessar-fogo no Líbano e líder do comando central dos EUA, seção do exército para todo o Oriente Médio, se pronunciou sobre a situação do acordo. Os EUA estão entre os responsáveis pelo acordo de cessar-fogo aprovado no final de novembro entre o Líbano e “Israel”.
Ele afirmou: “o mecanismo [equipe] de Implementação da Cessação das Hostilidades se reuniu pela quinta vez em Naqoura hoje. A UNIFIL [missão da ONU] sediou a reunião, com os Estados Unidos atuando como presidente. Estiveram presentes a França, as Forças Armadas Libanesas (FAL) e as Forças de Defesa de Israel (FD). Os participantes realizaram o planejamento técnico militar para a transferência de todas as aldeias restantes na Área Sul do Litani para o controle total das FAL antes de 18 de fevereiro”.
Ele adicionou: “fizemos progressos significativos nos últimos meses, e estou confiante de que as FAL controlarão todos os centros populacionais na Área Sul do Litani antes da próxima terça-feira (18). No entanto, é importante lembrar que os arranjos da Cessação das Hostilidades têm muitos componentes nos 13 parágrafos, e continuaremos a apoiar a implementação de todos esses princípios, mesmo além de 18 de fevereiro. O Mecanismo permanecerá focado, continuando seu trabalho com todas as partes até que a implementação seja totalmente alcançada”.
Desta forma os EUA contrariam a posição de “Israel” que essa semana afirmou que não respeitaria o prazo de 18 de fevereiro e se manteria no sul do Líbano por mais tempo. Não é possível saber no entanto se as declarações do general irão de fato ser implementadas ou se são apenas uma cobertura para que “Israel” siga desrespeitando o cessar-fogo acordado.