Neste sábado (31), a Grécia deu início ao exercício militar aéreo multinacional Iniochos 2025, que conta com a participação de ao menos 10 países, e que está programado para durar até 11 de abril.
A lista completa dos participantes foi divulgada no portal da Força Aérea Helênica (da Grécia), expondo que Estados árabes participam do exercício junto de “Israel”. Dentre aqueles, estão o Qatar (que participa com caças F-15), os Emirados Árabes Unidos (participando com caças Μ-2000/9), e o Barém, este último como observador. Destaca-se também a participação do Chipre, país insular do mediterrâneo, que contribui com pessoal especializado.
“Israel”, por sua vez, participa com “uma aeronave de inteligência e um avião de transporte Hercules, além de dezenas de funcionários e equipes de terra”, conforme noticiado pelo portal de notícias The Cradle.
Conforme noticiado pela Israeli Broadcasting Corporation (KAN), a entidade sionista teria pedido à Grécia para manter confidencial a sua participação no exercício militar, assim como a participação do Qatar e demais países árabes.
Dentre os países imperialistas que participaram do exercício estão Estados Unidos, França, Itália e Espanha.