A concessionária Enel não cumpriu o prazo anunciado para restabelecer totalmente o fornecimento de energia após o apagão que atingiu São Paulo desde a quarta-feira (10). Na manhã desta segunda-feira (15), 29.140 clientes ainda estavam sem luz em toda a área atendida pela empresa no estado.
Na capital, eram 18.639 residências sem energia, segundo o Mapa da Falta de Luz atualizado às 5h19, o equivalente a 0,32% dos 5,8 milhões de imóveis do município. Na Região Metropolitana, Cotia aparecia como a cidade mais afetada, com 3.158 residências ainda sem fornecimento.
Na sexta-feira (12), a Justiça de São Paulo acolheu ação do Ministério Público e da Defensoria Pública e determinou a recomposição do serviço em até 12 horas para os imóveis ainda atingidos, sob pena de multa de R$200 mil por hora em caso de descumprimento. No sábado (13), a Enel voltou a afirmar que a recomposição ocorreria até o fim do domingo (14), o que não se confirmou.
No pico do apagão, a cidade chegou a registrar 2,2 milhões de imóveis afetados. A Defesa Civil de São Paulo mantém alerta para risco elevado de transtornos em todo o estado até a próxima terça-feira (16).





