Nesta sexta-feira (27), foi divulgada pesquisa sobre a percepção dos norte-americanos em relação a “Israel”. Realizada pela empresa Gallup, a pesquisa constatou que o nível de apoio dos eleitores do Partido Democrata à entidade sionista é de apenas 33%, o mais baixo em 25 anos.
Em 2023, o apoio a “Israel” já havia caído para 56%, em comparação com o ano anterior, quando era de 63%. Após a Operação Dilúvio de al-Aqsa (7 de outubro), no ano de 2024, o apoio à entidade sionista caíra para 47%. Desde o ano 2000, a queda no apoio a “Israel” foi de 27%.
No que diz respeito a eleitores do Partido Republicano, a maioria deles (83%) mantém seu apoio ao país artificial.
A pesquisa de opinião foi também realizada entre eleitores independentes (isto é, que não apoiam nenhum dos dois principais partidos dos EUA), constatando que a rejeição a “Israel” chega a 52%, sendo que a opinião favorável em relação ao país artificial caiu 12 pontos percentuais desde o ano 2000.
Segundo a Gallup, a diferença de 50 pontos entre os Republicanos e Democratas, no que se refere ao apoio a “Israel”, é um recorde, superando o do ano anterior.
A média dos norte-americanos que têm uma visão desfavorável à entidade sionista é de 46%, o que configura mais uma vitória da Operação Dilúvio de al-Aqsa (7 de outubro), liderada pelo Hamas.