O deputado norte-americano do Partido Republicano Joe Wilson, informou em sua página do X que apresentou à Câmara dos Representantes dos EUA um projeto de lei para dar o máximo de apoio a um golpe de Estado contra o Irã.
O projeto, intitulado Ato de Apoio Máximo, é o “mais forte já apresentado para apoiar o povo do Irã em sua busca por liberdade e democracia”, declarou o deputado. Ele comparou a situação interna do Irã com a Síria, que recentemente foi vítima de golpe de Estado imperialista: “como Assad descobriu da maneira mais difícil, esses regimes são muito mais fracos do que parecem”, afirmou o republicano.
O projeto também é assinado por Jimmy Panetta, deputado do Partido Democrata, sendo apoiado pela ONG imperialista Fundação Richard Nixon e pelos partidos Novin Party of Iran e National Union for Democracy in Iran (NUFDI), ambos herdeiros da ditadura pró-imperialista do xá do Irã, que foi derrubada pela Revolução Iraniana de 1979.
O projeto foi proposto poucos dias antes da reunião de Netanyahu e Trump na Casa Branca, ocasião em que o presidente norte-americano ameaçou o Irã caso o país persa não se submeta aos ditames da administração norte-americana: “Eu acho que se as negociações não forem bem-sucedidas com o Irã, eu acho que o Irã vai estar em grande perigo — e eu odeio dizer isso, grande perigo — porque eles não podem ter uma arma nuclear… Se as negociações não forem bem-sucedidas, eu realmente acho que será um dia muito ruim para o Irã”, afirmou Trump.