A deputada norte-americana Maria Salazar afirmou nesta segunda-feira (24) que os planos dos Estados Unidos para a Venezuela são “invadir a Venezuela e roubar todo seu petróleo”.
Em declaração recente a um canal de televisão norte-americano, Salazar, representante do Partido Republicano, afirmou que os Estados Unidos devem invadir o país sul-americano.
“Há um banquete para as petrolíferas americanas. É uma enorme oportunidade de negócios para as empresas de energia. Estamos falando de mais de um trilhão de dólares em potencial econômico, e as empresas norte-americanas precisam da sua fatia do bolo.”
A Venezuela possui, segundo pesquisas recentes, a maior reserva de petróleo do continente sul-americano, com mais de 300 bilhões de barris, o que a torna alvo direto dos grandes monopólios imperialistas.
Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rejeitou veementemente tais acusações e afirmou que fazem parte de uma campanha de ingerência estrangeira na política do país. Em falas recentes, Maduro declarou:
“Os Estados Unidos não têm nenhum plano legítimo para a Venezuela que não seja o de destruí-la e controlar seus recursos à força. Somos um país soberano e defenderemos nosso petróleo, nossa terra e nossa gente contra qualquer tentativa de invasão ou roubo.”
Ele também ressaltou que a Venezuela está aberta ao diálogo e à cooperação internacional, mas enfatizou que a insistência por parte do imperialismo apenas fortalece a resistência do povo venezuelano:
“Enquanto houver agressões, haverá resistência. Nosso petróleo é do nosso povo e não será disputado por interesses estrangeiros.”





