O porta-voz da Defesa Civil de Gaza se pronunciou sobre a situação de calamidade que existe na Faixa de Gaza após o cessar-fogo. Ele denuncia que o Estado de “Israel” não cumpre o acordo e mantém o bloqueio genocida de Gaza.
Em suas palavras: “as forças de ocupação não cumpriram o protocolo humanitário. Nenhuma casa móvel ou equipamento pesado entrou na Faixa. Estamos vivendo uma tragédia que piora a cada momento devido à falta de recursos. Há intransigência israelense e procrastinação na entrada de equipamentos na Faixa”.
Ele seguiu: “os mediadores devem intervir imediatamente para convencer ‘Israel’ a permitir a entrada de equipamentos e combustível. A situação humanitária na Faixa é amarga e a vida parou devido à intransigência da ocupação. Após o retorno dos moradores do norte, agora são forçados a viver com os corpos. 38 corpos estão sob os escombros de uma casa no norte da Faixa e não conseguimos resgatá-los”.
O acordo de cessar-fogo entre o Hamas e “Israel” incluiu a entrada em massa de materiais para a reconstrução da Faixa de Gaza. O Estado sionista faz de tudo para impedir essa reconstrução.