Neste domingo (09), ocorreram eleições parlamentares no Cossovo, enclave do imperialismo na Sérvia, maior país da região dos Balcãs.
Apesar de o partido pró-imperialista Movimento de Autodeterminação ter vencido as eleições, houve um enfraquecimento do mesmo. Referido partido objetivava conquistar cerca de 500.000 votos, ou seja, o apoio de 57% do eleitorado. No entanto, conquistou apenas 41,16%, isto é, 331.810 votos. Destaca-se que, nas eleições de 2021, o partido obteve 50,28% dos votos.
Por outro lado, a Lista Sérvia, partido nacionalista, apoiado pela Sérvia, conquistou 10 dos 10 mandatos possíveis na Assembleia de Instituições Provisórias em Pristina (capital do Cossovo), conforme noticiado pela emissora RTS (Russian Today – Servia e Balcãs). O total de votos obtidos pelo partido foi de 38.533, isto é, 4.43%, apesar da perseguição que o governo Kurti vem realizando contra os sérvios do norte do Cossovo.
Pronunciando-se sobre o resultado das eleições, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, declarou que “esses resultados são quase inacreditáveis, especialmente considerando tudo o que Kurti fez para destruir o povo sérvio e a Lista Sérvia. Tudo o que muitos estrangeiros fizeram para destruir o SL, secretamente e publicamente ajudando todos os outros contra o representante sérvio mais forte. Eu parabenizo todos do SL e sou infinitamente grato ao nosso povo”.
Vučić também afirmou que a conquista dos 10 mandatos “será uma barreira para novos ataques de Kurti”, acrescentando que “Kurti, que até ontem estava comemorando nossa derrubada em Belgrado, temo que agora terá que se preocupar muito mais consigo mesmo e com sua sobrevivência no poder”.