O Comitê de Luta Palestina Livre de Ilhéus, em parceria com o palestino-libanês Wissam Dib, exibirá o documentário “Sem Chão” amanhã (11), às 19h, no Banana’s Hostel, na praia de Itacaré, Bahia, com um cine-debate aberto a todos. Muito frequentado por turistas, o local também já teve visitas de soldados da ditadura sionista, o que é visto pelos organizadores como um espaço simbólico para denunciar a ocupação de “Israel”.
Dirigido pelo palestino Hamdan Ballal, pelo israelense Yuval Abraham e pelo palestino Basel Adra, “Sem Chão” (“No Other Land”) documenta a destruição em Masafer Yatta, na Cisjordânia, entre 2019 e 2023, com casas demolidas e assédio de colonos. Premiado como Melhor Documentário no Oscar 2025 (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) e no Festival de Berlim, o filme ganhou notoriedade também pela violência contra seus criadores.
Em 24 de março, Ballal foi espancado por 10 a 20 colonos mascarados com pedras e galhos, segundo o Haaretz, sofrendo ferimentos na cabeça e no estômago. Enquanto era levado numa ambulância, soldados de “Israel” o sequestraram, relatou Abraham no X.
Moradores de Ilhéus são chamados a participar e discutir a causa palestina. O evento em Serra Grande, com Drill Rap de Teco Kiaala, mostrou que o público vê um genocídio em curso, não um conflito isolado, reforçando a solidariedade contra o país artificial.