Hoje, quinta-feira (11), às 19h, o Comitê de Luta Palestina de Ilhéus e o palestino-libanês Wissam Dib promovem uma sessão especial do documentário premiado com um Oscar Sem Chão no Banana’s Hostel, localizado na praia de Itacaré, Bahia. O evento, aberto ao público, inclui um cine-debate para discutir a ocupação da ditadura sionista e ocorre em um local conhecido por receber turistas, incluindo soldados de “Israel”.
A obra Sem Chão (No Other Land), foi dirigida pelo palestino Hamdan Ballal, pelo israelense Yuval Abraham e pelo palestino Basel Adra, retrata a devastação em Masafer Yatta, na Cisjordânia, entre 2019 e 2023. Ele mostra demolições de casas e abusos de colonos, recebendo o prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2025 e no Festival de Berlim. A produção ganhou destaque não só pela qualidade, mas pelos ataques sofridos por seus realizadores.
Em 24 de março, Ballal foi agredido por 10 a 20 colonos mascarados com pedras e galhos, sofrendo lesões na cabeça e no estômago, conforme o jornal sionista Haaretz. Abraham relatou no X que, enquanto Ballal era levado de ambulância, soldados do enclave imperialista o sequestraram.
A exibição busca engajar os moradores de Ilhéus e região na causa palestina. Um evento anterior em Serra Grande, com participação do rapper Teco Kiaala, revelou que o público local reconhece um genocídio em andamento, não apenas um conflito pontual. Todos estão convidados a comparecer hoje ao Banana’s Hostel para assistir e debater, fortalecendo a luta contra as ações do país artificial na Palestina ocupada.