No Ato In Memoriam de Natália Pimenta, dirigente de grande destaque do Partido da Causa Operária (PCO) e vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), foi anunciado que o clube de leitura que ela fundou passará agora a receber o seu nome.
Criado em 2022, o Clube de Leitura “Cadáver Esquisito”, do Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), reúne pessoas mensalmente para explorar e debater coletivamente obras importantes da literatura mundial. O objetivo principal do clube, além de estimular a leitura, é proporcionar conhecimento e fomentar discussões profundas sobre obras cuidadosamente escritas pelos grandes mestres da palavra.
O nome antigo do clube era uma referência ao termo em francês cadavre exquis, que nomeia um jogo surrealista que buscava, em uma mesma frase, a combinação de palavras inusitadas, seguindo a estrutura frásica: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. O primeiro desses jogos resultou na seguinte frase: “o cadáver esquisito beberá o vinho novo”.
Agora, o Clube de Leitura passa a se chamar “Clube de Leitura Natália Pimenta”. A mudança foi anunciada por Izadora Dias, membro do clube, dirigente nacional do Partido da Causa Operária (PCO) e amiga pessoal de Natália.
Sua fala foi feita, curiosamente, em uma biblioteca, local escolhido para a realização do Ato In Memoriam que evidenciou a paixão de Natália pelos livros:
“Natália era uma adoradora dos livros, da literatura e da reunião das pessoas.”
Segundo Izadora, Natália Pimenta combinava o prazer da leitura com o prazer da convivência, e por mais de três anos, o grupo se reuniu mensalmente para discutir obras. Muitas dessas leituras eram indicações da própria Natália, que sempre demonstravam ser “realmente uma acertada indicação”.
Ao encerrar sua intervenção, Izadora Dias anunciou a exibição de um breve vídeo, contendo fotos dos encontros do clube e a definição oficial do novo nome, selando este tributo à sua vida e ao seu legado.





