O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na madrugada desta segunda-feira (28), que o Grande Polo Patriótico Simón Bolívar (GPPSB), aliança na qual se encontra o chavista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), venceu cerca de 285 das 335 prefeituras em disputa nas eleições municipais realizadas no domingo.
“Hoje se consolidou a vitória histórica do bloco popular revolucionário.”
Diante de uma multidão na Praça Bolívar, em Caracas, e do alto da sacada do Conselho Municipal da cidade, Maduro declarou que, das 24 capitais do país, o GPPSB venceu em 23 capitais. “Só perdemos San Carlos, em Cojedes”, afirmou, aproveitando para parabenizar o opositor vitorioso nesse município.
“Assim como hoje se consolidou a vitória histórica do bloco popular revolucionário, bolivariano e chavista, acredito também que hoje nasceu uma nova oposição venezuelana, que tem a obrigação de governar bem nas 50 prefeituras que conquistaram”, declarou.
Maduro destacou que as forças governistas saltaram de 212 prefeituras conquistadas nas eleições de 2021 para 285 agora, “com o voto do homem e da mulher do povo”.
“Devo agradecer ao povo da Venezuela pela tremenda vitória que obtivemos hoje. Ganhamos, até agora, 285 prefeituras, de 335. Consolidadas, irreversíveis”, reiterou.
Maduro lembrou ainda que, em apenas 12 meses, foram realizadas sete eleições.
“Há um ano — justamente num domingo, 28 de julho — enfrentamos o fascismo, o imperialismo. Investiram bilhões de dólares para nos dobrar. Mas não conseguiram. O imperialismo não conseguiu, não conseguiu! E jamais conseguirá contra este povo: o povo bolivariano da Venezuela, o povo dos libertadores e das libertadoras da América.”
Dirigindo-se à oposição que venceu em 50 prefeituras, Maduro afirmou: “vão contar com a nossa mão estendida” e apelou por uma nova etapa de cooperação: “devem cessar as conspirações, o chamado à intervenção militar estrangeira, o apelo ao intervencionismo norte-americano, o clamor por sanções. Vamos avançar juntos”.
O presidente também defendeu que o país avance para uma “recuperação integral dos espaços urbanos, dos espaços como direito à cidade dos povos, da economia em geral, do empreendedorismo e da economia produtiva, dos direitos sociais à moradia, à cultura, à saúde, à educação do nosso povo”.
Por fim, ao lembrar que esta segunda-feira, 28 de julho, marca o aniversário de nascimento do “nosso inesquecível comandante supremo Hugo Rafael Chávez Frías”, Maduro fez uma oração e dedicou “esta grande vitória do povo da Venezuela a Hugo Rafael Chávez Frías! Sempre vivo em nossa luta! Sempre vivo em nossa memória! Sempre vivo em nosso fazer diário!”.




