A polícia de Avon e Somerset informou que mais de 600 artefatos de alto valor foram roubados em Bristol, no Reino Unido, após a invasão de um prédio que armazenava itens de uma coleção ligada ao Museu de Bristol sobre o Império Britânico e a Commonwealth. O caso ocorreu na madrugada de 25 de setembro, mas não havia sido divulgado anteriormente.
Segundo as autoridades, quatro homens teriam invadido o local e levado grande quantidade de objetos. A investigação agora busca identificar os suspeitos a partir de imagens de câmeras que os mostram caminhando por uma rua. “O roubo de muitos itens de grande valor cultural é uma perda significativa para a cidade”, afirmou o policial Dan Burgan, responsável pela apuração.
O episódio ocorre antes de um assalto ao Museu do Louvre, em Paris, em outubro, que também expôs falhas graves de segurança. A polícia pediu apoio da população para reconhecer os envolvidos e reunir novas pistas. Não foram divulgados, até aqui, detalhes sobre a lista completa dos itens subtraídos, nem se há indícios de receptadores ou rota de escoamento do material.





