A fase de grupos da Copa Libertadores da América deste ano chegou ao fim na quinta-feira, dia 29, o torneio retornará a partir de 12 de agosto, nesta pausa, algumas das equipes que estarão na próxima fase, disputarão o Mundial de Clubes.
Dentre os 32 clubes, apenas 16 avançaram para as oitavas de final, o Brasil é o país com mais equipes classificadas para as oitavas de final. O Bahia foi o único time brasileiro a não passar da fase de grupos.
São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Internacional e Fortaleza representarão o futebol nacional a partir desta fase do campeonato. A Argentina segue o Brasil no número de equipes classificadas, como River Plate, Vélez Sarsfield, Racing e Estudiantes que também estarão presentes na próxima fase.
O Paraguai terá dois representantes: Libertad e Cerro Porteño. Colômbia, Peru, Equador e Uruguai estão representados com uma equipe cada: Atlético Nacional, Universitário, LDU e Peñarol, respectivamente.
Na última rodada da fase de grupos o São Paulo venceu o Talleres da Argentina por 2 a 1, o Palmeiras goleou o Sporting Cristal do Peru em casa por 6 a 0, Botafogo e Flamengo obtiveram uma vitória simples por 1 a 0 contra Universidad de Chile e Deportivo Táchira, respectivamente.
O Fortaleza foi derrotado também por 1 a 0 pelo Racing, Internacional e Bahia se enfrentaram, partida em que a equipe gaúcha saiu vitoriosa por 2 gols a 1. Encerrando assim a participação brasileira na fase classificatória da Libertadores.
Outro destaque para o futebol nacional está no fato de que as duas melhores campanhas do torneio foram realizadas por equipes brasileiras, o Palmeiras, na primeira posição, venceu todas as seis partidas, somando 18 pontos e um saldo de 13 gols.
Na segunda posição está o São Paulo, com quatro vitórias e dois empates, somando assim 14 pontos e um saldo de 6 gols. Dentre as dez melhores campanhas do torneio, estão cinco clubes brasileiros.
Vale lembrar que em número de títulos na Libertadores, o Brasil perde para os Argentinos pela diferença de apenas um, caso uma equipe brasileira vença este ano, serão 25 conquistas para cada país, com a diferença de que enquanto a supremacia do país vizinho no torneio continental está em crise desde os anos 1990, o futebol brasileiro começa sua arrancada na disputa à sério da Libertadores nessa década, com o futebol nacional em franca ascensão.
As chances brasileiras também são maiores, pois contam com duas equipes a mais na próxima fase do torneio. Além disso, em edições recentes, o Brasil leva a vantagem, indicando um melhor momento do futebol brasileiro nos últimos anos em comparação ao desempenho argentino na Libertadores.





