Recentemente, os Estados Unidos deslocaram cinco aviões bombardeiros furtivos B-2 Spirit para a base aérea de Diego Garcia, localizada no Oceano Índico, ao sul do Mar Arábico. Além disto, sete aeronaves de transporte C-17A Globemaster III chegaram à base ou estão a caminho da mesma. A informação foi divulgada pelo portal de notícias britânico UK Defence Journal.
Essa movimentação ocorre em momento que os Estados Unidos intensificam bombardeios contra o Iêmen, e fazem ameaças ao o Irã, em razão do apoio do país persa ao governo revolucionário do Iêmen, ao seu povo e ao povo palestino.
Em declaração recente, o chefe do Pentágono Pete Hegseth afirmou que os EUA continuarão atacando o Iêmen até que o país pare de “atacar navios comerciais e militares no Mar Vermelho”, fazendo uma referência distorcida ao bloqueio que o país árabe impõe a embarcações israelenses e às ações militares dos iemenitas contra os agressores norte-americanos.
O último ataque dos EUA ao país resultou na morte de 53 pessoas. O Iêmen, contudo, continua empreendendo importantes ações militares contra “Israel”, ao mesmo tempo em que combate a agressão do imperialismo.