Durante o fim de semana, o governo Biden notificou o Congresso sobre um acordo de armas no valor de 8 bilhões de dólares com “Israel”. O acordo inclui mísseis ar-ar, bombas de 250 kg e outros armamentos.
“O presidente deixou claro que ‘Israel’ tem o direito de defender seus cidadãos, em conformidade com o direito internacional e humanitário, e de dissuadir a agressão do Irã e de suas organizações proxy. Continuaremos fornecendo as capacidades necessárias para a defesa de ‘Israel’” afirmou uma fonte norte-americana ao jornal Axios.
De acordo com o projeto Costs of War da Universidade Brown, o governo dos EUA já gastou pelo menos 17,9 bilhões de dólares em ajuda militar a “Israel” desde 7 de outubro de 2023. Os números reais devem ser maiores. Em agosto de 2024, o Ministério da Defesa israelense revelou que o governo Biden enviou ao país mais de 50.000 toneladas de armas e equipamentos.
O novo acordo de armas precisará ser aprovado pelo Senado e pela Câmara, mas o Congresso apoiou todos os envios de armas para “Israel” desde o início da guerra.