O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) decretou greve a partir do dia 28 de janeiro de 2025 por tempo indeterminado. Foi decidido que 100% da frota ficará paralisada.
Os rodoviários das empresas Expresso Vitória, Cidade do Sol e Avanço aderiram ao movimento, que faz parte de uma campanha salarial iniciada em outubro de 2024. As assembleias foram realizadas simultaneamente nas garagens da Expresso Vitória e Avanço, localizadas em Lauro de Freitas, além das unidades situadas em Candeias, Camaçari, Madre de Deus e Santo Amaro.
A garagem da Atlântico, que opera linhas entre Salvador, Lauro de Freitas, Arembepe e Porto de Sauípe, também foi um ponto de mobilização dos trabalhadores.
A greve tem como objetivo pressionar os patrões por um reajuste de 11% no salário, 20% de aumento no ticket alimentação e o retorno do valor atualizado da cesta básica, que foi congelado na época da pandemia.
As empresas de ônibus da Região Metropolitana de Salvador estão em processo de falência, muitas entregando suas linhas ao estado ou à prefeitura. Além da falta de reajuste dos salários, defasados em razão da inflação acumulada, os motoristas e funcionários das empresas de ônibus lutam para não ficarem sem o pagamento de seus salários.