Nesta terça-feira (19), o jornal O Globo noticiou o pouso de um avião Boeing 757 sem qualquer identificação visível no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A presença do avião, um modelo C-32B modificado, foi confirmada pelo jornal como estando a serviço do governo norte-americano, transportando funcionários do consulado dos Estados Unidos na capital gaúcha.
A reportagem do jornal O Globo detalha a natureza sigilosa do avião, que pertence a um grupo de elite de transporte militar e é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Norte-Americana. A aeronave em questão, um C-32B, tem uma função distinta de seu “irmão”, o C-32A, que serve para transportar autoridades de alto escalão da Casa Branca. O C-32B é utilizado para mobilizar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, que podem ser compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência, prontos para serem enviados a qualquer parte do mundo em situações de crise.
A matéria de O Globo aponta que a ausência de registro na fuselagem do avião, apelidado de “Gatekeeper“, o torna praticamente impossível de ser rastreado sem o uso de informações privilegiadas. A aeronave decolou de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, no dia 18 de agosto, e fez escalas em Tampa, na Flórida, e em San Juan, em Porto Rico, antes de seu pouso em Porto Alegre às 17h13. A reportagem também revela que, após deixar os funcionários do consulado, o avião seguiu para o Aeroporto Internacional de São Paulo, decolando às 19h52.
A rota e a natureza da aeronave geraram especulações, uma vez que o C-32B é conhecido por sua participação em eventos de alta visibilidade e crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute em 2020 e missões durante os Jogos Olímpicos. O Globo ressalta a capacidade do avião de reabastecer em voo e seus sistemas avançados de comunicação e sensores, que garantem sua autonomia e operação sigilosa em qualquer lugar do mundo.
Até o fechamento desta edição, as autoridades norte-americanas e brasileiras não emitiram uma declaração oficial sobre a missão em Porto Alegre.


