Com a chegada do verão e as altas temperaturas que afetam a região central e sudeste do país, o fornecimento de energia se tornou um problema recorrente em várias áreas, especialmente nas favelas do Rio de Janeiro. A empresa privada Light é totalmente incapaz de fornecer energia elétrica mesmo na segunda cidade mais rica do País.
Moradores de locais como o Morro Santa Marta e a favela Ladeira dos Tabajaras enfrentam quedas constantes de energia. No Morro Santa Marta, por exemplo, o problema de quedas de luz acontece desde janeiro.
Janaína Costa, uma das vítimas da Light, relata que, em função do calor, sua família fica acordada até a madrugada, comprometendo sua rotina de trabalho. A situação é ainda mais grave quando equipamentos como geladeiras, ventiladores e micro-ondas são danificados pelas quedas de energia. Comerciante locais também estão sendo afetados, com perdas de mercadorias devido à falta de energia em seus estabelecimentos.
Diante dessa calamidade a Light não atua de forma alguma para resolver o fornecimento de energia. Os únicos funcionários contratados são os que aparece para cortar a luz das casas, verdadeiros agiotas.
A Light, tal qual todo o setor elétrico nacional, deve ser totalmente estatizada. O Brasil é rico em energia e não há motivo nenhum para algum cidadão não ter fornecimento de energia barato e permanente.