Índios do Amapá bloquearam totalmente, nesta quinta-feira (18), o trecho Norte da BR-156, no município de Oiapoque, em protesto contra o Marco Temporal. A interdição começou por volta de 10h, no km 783, com galhos e troncos de árvores colocados nos dois sentidos da rodovia.
Segundo organizadores, cerca de 40 manifestantes de oito aldeias participaram do ato, que também denunciou outras medidas apontadas como ameaças a direitos previstos na Constituição. O bloqueio integra uma paralisação anunciada pela Articulação dos Povos e Organizações do Amapá e Norte do Pará (APOIANP) e pelo Conselho dos Caciques dos Povos do Oiapoque (CCPIO).
“Hoje o Brasil inteiro, onde tem índios de todos os estados, eles estão nas ruas, fechando as BRs. Aqui no Amapá não é diferente, estamos reivindicando o cancelamento, ou seja, a não aprovação dessa PEC que atinge a gente”, afirmou Sérgio Silva, morador da Aldeia Anawera.
As entidades informaram que a mobilização ocorreu na quarta (17) e nesta quinta (18) como forma de oposição à Lei 14.701/23 e à PEC 48, ambas relacionadas ao Marco Temporal.





