Seguindo a série de matérias sobre a vida de Johann Sebastian Bach, por ocasião dos 340 anos de seu nascimento, nessa aqui falo sobre a infância e crescimento do compositor alemão.
O infante Johann Sebastian Bach pertencia a uma dinastia de músicos e aprendia música com seu irmão mais velho, Johann Christoph Bach. Christoph possuía uma coleção de partituras trancadas em um armário com portas de madeira treliçadas. O professor não permitia que o pequeno Johann Sebastian tivesse acesso às partituras, porque considerava que ainda não era o momento de ele aprender composição musical mais diretamente e se ativesse a seus exercícios de contraponto e fuga, os quais o aprendiz já dominava à exaustão.
Em uma noite, enquanto o restante da família dormia, o pequeno Bach, àquela época com apenas doze anos de idade, enfiou seus dedos por entre as treliças e conseguiu pegar uma folha de papel, puxando-a através das ripas. A partir daí, ele passou noites em claro, iluminado apenas pela luz da lua, copiando o manuscrito, até que a lua entrasse em uma nova fase. Após seis meses de noites enluaradas, ele havia copiado completamente a peça em questão. Em uma manhã, ele levou a partitura ao cravo – instrumento de teclas da época, um predecessor do piano moderno – e executou-a, o que levou seu irmão mais velho e professor a confiscar a partitura dele.
O Bach que deu origem à dinastia de músicos Bach se chamava Veit Bach. Veit era padeiro e gostava de dedilhar sua cítara e cantarolar no moinho, enquanto esperava o trigo ser moído. Esse foi o princípio da vida musical da dinastia. Em 1600, o primeiro Bach foi da Hungria para a Turíngia, na Alemanha, fugindo da Contra-Reforma. Ali, ele se estabeleceu e deu vida a uma grande quantidade de Bachs músicos, que ensinavam uns aos outros, casavam-se com outras famílias de músicos e expandiam, assim, a sua dinastia. Cinco gerações depois, em 1685, nasceu o mais famoso e celebrado de seus descendentes, Johann Sebastian.
A cidade de Eisenach possuía, no final do século XVII, entre 5 mil e 6 mil habitantes. Embora fosse pequena, era uma cidade de grande importância cultural e histórica para a época. Localizada aos pés da Floresta da Turíngia, é lá que fica o castelo de Wartburg, uma construção formidável, não ficando atrás da maior parte dos castelos da Europa. Lá, em 1521, Martinho Lutero, apóstata e em fuga, encontrou refúgio. Em um quarto forrado de madeira no castelo, ele traduziu grande parte da Bíblia para o alemão, criando um texto de referência para a Reforma e para a disseminação da língua na Alemanha e em toda a Europa.
Nessa mesma cidade nasceu Johann Sebastian Bach, filho de Johann Ambrosius Bach e de Maria Elisabeth Lämmerhirt. Ele teve sete irmãos biológicos, dos quais quatro morreram ainda na infância e na adolescência. Johann Ambrosius era músico, tendo sido, provavelmente, o primeiro professor do filho. Ele atuou como trompetista e como violinista, sendo mestre musical de Eisenach e responsável por organizar apresentações musicais em eventos religiosos e seculares. Ele as planejava e contratava os demais músicos da guilda de músicos da cidade ou então músicos que atuavam como profissionais independentes.
A mãe de Johann Sebastian morreu quando ele tinha apenas nove anos, e seu pai a seguiu no ano seguinte, de modo que Bach tornou-se órfão aos dez anos de idade. Ao considerar que Bach nasceu em uma família de músicos, pode-se concluir que ele seria uma espécie de gênio musical hereditário. No entanto, os fatos demonstram uma situação bastante diferente: a família Bach não era uma família estável e provedora para seus herdeiros. Os Bach perdiam tantos membros para a doença quanto ganhavam nos nascimentos de crianças. Na geração de Johann Sebastian, havia 16 outros Bach homens. Por que seria ele o gênio que herdou de seus antepassados o talento musical? O principal motivo é o fato de ele ter sobrevivido, ao contrário de seus pais, quatro de seus irmãos e muitos de seus primos também.
Ao perder o pai, Bach foi viver com seu irmão mais velho, Johann Christoph, o qual já era casado, com filhos, e já vivia fora da casa dos pais, na cidade de Ohrdruf. Johann Sebastian já havia observado seu pai tocando trompete e violino, além de ver seu tio tocando órgão e desmontando-o. Ambos tornaram a música o seu modo de vida. Desse modo, ele já conhecia a música desde que nasceu, mas em Ohrdruf ele se tornou um músico.
Continua