Desde terça-feira (19), está ocorrendo em Caracas, a 10ª Reunião da Comissão Conjunta de Cooperação Econômica Irã-Venezuela. Representando a República Islâmica do Irã, o Ministro da Defesa, Brigadeiro-General Aziz Nasirzadé está na capital venezuelana liderando a delegação iraniana.
Nesta quinta-feira (22), o ministro reuniu-se com o presidente Nicolás Maduro, e vários documentos foram assinados, aprofundando a cooperação entre ambos os países. Em declaração, Maduro destacou a resiliência do país persa frente ao cerco imperialista ao país, que dura mais de 45, e afirmou que “o Irã se estabeleceu como uma potência emergente no mundo multipolar e multicêntrico que está surgindo hoje”, sendo “um país com grande capacidade tecnológica, uma rica tradição educacional, cultural e científica”.
O presidente venezuelano ainda afirmou que “uma nova etapa do relacionamento Irã-Venezuela está se abrindo”, avaliação compartilhada pelo representante iraniano, que havia previsto que a 10ª reunião se tornaria um marco nas relações bilaterais devido às conquistas e acordos significativos, conforme noticiado pela emissora Press TV. Em declaração, Aziz Nasirzadé destacou a aliança entre ambos os países, que têm no imperialismo inimigo comum:
“Irã e Venezuela são amigos e irmãos em um único barco carregando o destino de ambos os países em meio às ameaças existentes. O imperialismo sempre busca dominar povos livres e soberanos e fica chateado com a cooperação entre nossos países que buscam um mundo livre de hegemonia”