Na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o presidente do Irã, Ebraim Raisi, foi sepultado acompanhado de um cortejo de centenas de milhares de iranianos em luto. O evento desmentiu toda a campanha golpista do imperialismo contra o regime iraniano.
Campanha imperialista
Com o falecimento de Raisi, no dia 19, a imprensa imperialista iniciou uma campanha internacional, caracterizando-o como político sem apoio, um ditador sanguinolento que matava a todos. Os meios de comunicação repercutiram uma série de matérias onde Raisi aparecia com uma figura odiada pela população, contrária ao regime político empossado pela revolução iraniana.
A imprensa tentou desmoralizar os cinco dias de luto iraniano com uma enxurrada de mentiras. Uma matéria da Folha intitulada “Morte de presidente é recebida com luto contido e celebração disfarçada no Irã”, ilustra bem essa campanha que objetivava lastrear um golpe.
A German journalist tried to film an empty street in Tehran and claimed that nobody was attending the funeral of Iran's President Raisi.
Meanwhile, back in reality, this is Tehran: pic.twitter.com/WC2jlF6RYj
— Hassan Mafi (@thatdayin1992) May 22, 2024
Campanha contra revolucionária
A campanha contra Raisi não se limita a sua pessoa ou partido político, mas a todo o regime político que surgiu com a revolução iraniana de 1979. É uma campanha contra as conquistas desse povo e sua independência perante o imperialismo.
Essa campanha da imprensa imperialista é violenta e sistêmica, estão desenfreadamente atacando o Irã. Ela se intensificou tendo um salto de qualidade após o êxito da operação Promessa Cumprida, que podemos considerar até então o segundo maior evento do século XXI, atrás apenas da operação Dilúvio de al-Aqsa.
Even the most beloved western leader doesn’t get a funeral like this.
Western media outlets avoid broadcasting these funeral processions as they do not align with the narrative they seek to propagate. https://t.co/aO2ZxsRwSF
— Shaykh Azhar Nasser (@ShaykhAzhar) May 22, 2024
Derrubada das fantasias imperialista
Entretanto, a solidariedade popular ímpar a Raisi demonstrada em seu velório pôs abaixo o sonho imperialista contra Irã para esse momento. Foram milhões de pessoas em luto em todo o país, num cortejo sem igual para qualquer personalidade política ocidental.
Nas palavras do professor Mohammad Marandi da Universidade de Teerã: “esta enorme demonstração de solidariedade nacional explodiu as fantasias ocidentais de mudança de regime”.
As imagens são incontestáveis, o povo iraniano apoiava o presidente Raisi, com tamanha força que horas após o sepultamento a imprensa imperialista foi obrigada a noticiar a gigantesca mobilização para evitar maior desmoralização de seus veículos de comunicação.
🇮🇷 Western narrative about Iran crumbles in real time
Millions of Iranians rallied across the country to pay their final respects to the late President Raisi. This enormous display of national solidarity exploded Western regime change fantasies, @s_m_marandi told the… pic.twitter.com/s9aU0TU9j5
— NewRulesGeopolitics (@NewRulesGeo) May 22, 2024
Apoio internacional
O apoio ao regime da Revolução Iraniana e ao presidente Reisi não era restrito apenas ao povo iraniano, estadista de aproximadamente 60 países se fizeram presentes no serviço memorial posterior. Demonstrando a importância do Irã para a Ásia Ocitental e para o mundo.
Entre os presentes estavam o comandante do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, general Hossein Salami, o chefe da Força Quds, Esmail Qa’ani, o presidente do Tajiquistão, Imomali Rahmon, o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan, o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, xeque Abdullah bin Zayed, entre outras autoridades.
Duas personagens políticas que fizeram questão de aparecer para prestarem o seu respeito merecem destaque, Ismail Hanié, líder do birô político do Hamas, o partido mais popular de toda a Palestina, mesmo enfrentando uma guerra na Palestina. Outro foi, o vice secretário geral do Hesbolá, Nai Qassem. Essas manifestações demonstram a importância do Irã e Raisi na luta contra o imperialismo.
I’m at President Raisi’s funeral in Tehran. Millions of people are in the streets. President Putin and Ismail Haniyeh have also come to pay their respects. Whateve Western media told you about Raisi being “disliked” in Iran is a lie. His passing is a loss for the entire world. pic.twitter.com/iVXFTXD6hV
— Richard Medhurst (@richimedhurst) May 22, 2024
Hossein Amir-Abdollahian
Hossein Amir-Abdollahian, era o ministro das Relações Exteriores do Irã, foi outra vítima do acidente juntamente com Raisi e outros seis passageiros e tripulantes. Ele foi sepultado ao sul de Teerã após dias de procissões fúnebres em várias cidades.
Sobre a perda o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Nasser Kan’ani, afirmou: “a perda de Amir-Abdollahian é certamente uma perda para o sistema diplomático do Irã, mas a República Islâmica do Irã tem um sistema baseado em instituições e abordagens básicas no domínio das relações e da política externa decorrentes dos pensamentos e ideais do Imã [Khomeini ], a abordagem de princípios do eminente Líder [Aiatolá Khamenei] e os princípios básicos da Constituição.”
Luta anti-imperialista
Todo o apoio popular e das nações oprimidas pelo imperialismo, e toda a campanha persecutória deste ao Irã, deve-se a sua importância no Oriente Próximo. Hoje o Irã é um país central na luta anti-imperialista, que vem impondo derrotas a este.
Para Kan’ani: “não haverá perturbação no rápido movimento do Irã no domínio da política externa e das relações internacionais. Portanto, definitivamente não haverá qualquer interrupção no avanço da República Islâmica do Irã e nas interações construtivas e na cooperação do governo da República Islâmica do Irã com os países e a comunidade internacional”.
Today, we all have witnessed the retardness & low IQ of our enemies.
Millions of Iranians marched in honor of the late Iranian president Raisi & his companions, out of love for their president, because he was a people’s person. But some still like to come up with the most… pic.twitter.com/MI4peRz41L
— Arya – آریا 🇮🇷🏴 (@AryJeay) May 22, 2024