Dia 29 de janeiro de 2024, segundo dia da 50ª Universidade de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR).
Para alguns militantes, o dia iniciou cedo, às cinco da manhã, começando com o preparo do café da manhã para os demais. Afinal, na Universidade, o esforço para organização é coletivo: todos os dias, militantes que têm condições de trabalhar devem contribuir para a cozinha e para o bem-estar e a boa estadia de todos. Uma verdadeira convivência socialista, baseada no trabalho coletivo e na solidariedade!
No dia anterior, domingo (28), a primeira aula do curso Imperialismo, fase superior do capitalismo – Conceitos Fundamentais foi ministrada à noite. Contudo, neste segundo dia, foi programada para as dez da manhã. Assim, o café da manhã estava pronto às nove.
No cardápio, tinha ovo mexido, manteiga da melhor qualidade, presunto, queijo, bisnaguinhas, pão francês, aveia e cereais matinais e granola para combinar com iogurte e leite. Para os que preferem algo mais doce, havia seis tipos diferentes de biscoitos. Não bastando, havia também bolo formigueiro e geleia de morango e amora. Achou que é só? Frutas também! Melancia, mamão, banana, abacaxi e manga finalizaram o cardápio:
É claro, não faltou aquele cafezinho reforçado, necessário para começar o dia!
Iniciada a segunda aula do curso, Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), deu continuidade na explicação de Vladimir Lênin sobre o que são os monopólios, em especial os monopólios imperialistas, finalizando esse assunto sem deixar pontas soltas. Concluiu-se que os monopólios são a base do sistema imperialista, que constituem um domínio da economia e de toda a vida social pela força e que são a reação em toda a linha.
A aula terminou por volta das duas e meia da tarde. Foi anunciado que a próxima aula será na quinta-feira, no período da tarde. Já os dias de terça e quarta-feira serão voltados a outras atividades, como campeonatos de futebol, vôlei, xadrez e tiro ao alvo (com armas de chumbinho e de pressão). Na quarta-feira à noite, haverá uma palestra sobre o livro Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, ministrada por Afonso Teixeira, membro dirigente do Partido da Causa Operária (PCO).
Enquanto o almoço não era servido, os participantes aproveitaram o espaço do Acampamento. Alguns jogaram sinuca:
Outros, fliperama:
A famosa banca da Loja do PCO, sempre presente nas manifestações, também marcou presença:
Então, o almoço foi servido. O cardápio foi arroz branco, bife de frango empanado, creme de milho e salada. Simples, porém delicioso! E, algum tempo após o almoço, mais ao fim de tarde, os participantes aproveitaram o dia ensolarado para dar aquele mergulho nas piscinas, com direito a tobogã:
Ainda dá tempo de você participar do Acampamento de Férias da AJR! Entre no sítio https://acampamento.pco.org.br/ e garanta a sua inscrição.