Nesta segunda-feira (16), a emissora Sputnik noticiou que o Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo (SVR) recebeu informações de que a Ucrânia, impulsionada pelos Estados Unidos, prepara ataque de contra instituição infantil no território ucraniano, utilizando mísseis russos. Em declaração, o SVR constou que “liderança dos serviços especiais e o comando militar do regime de Quieve, a mando de seus manipuladores dos Estados Unidos, estão trabalhando em um cenário para mais uma provocação desumana. É proposto encenar um ataque de míssil russo em uma instituição infantil em território controlado por Quieve— um hospital ou jardim de infância — com um grande número de vítimas“.
Ainda segundo o serviço de inteligência, está sendo preparada também uma ampla campanha propagandística dos órgãos de imprensa ucranianos e do imperialismo em todo o mundo, que teria a finalidade de justificar maior envolvimento dos países imperialista na agressão contra a Rússia, especialmente permitindo o uso de mísseis de longo alcance contra o território da Federação. Além disto, os EUA planejam “usar a provocação para intensificar a campanha de pressão que já lançaram sobre o Irã, assim como a Coreia do Norte, por supostamente fornecer mísseis balísticos a Moscou” segundo informou o SVR.
O ataque de falsa bandeira, para culpar a Rússia, visa a criar um pretexto para justificar a escalada da agressão imperialista contra a Rússia em momento em que a manutenção da guerra por parte do imperialismo é cada vez mais difícil. Recentes censura e perseguição contra a emissora RT cria condições para propaganda de guerra mais eficiente contra a Rússia, por parte do imperialismo.