O governo de Santa Catarina emitiu alerta para o aumento expressivo nos casos de dengue com a proximidade do verão. Nas últimas semanas, os casos saltaram de 150 para 450 por semana, e as condições climáticas, com temperaturas altas e chuvas frequentes, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Esses fatores secundários se somam a destruição neoliberal da infraestrutura e da saúde pública.
Em 2024, o estado já registrou o maior número de casos de dengue na história, com 350.953 casos prováveis e 340 óbitos confirmados, sendo Joinville o município mais afetado, seguido por Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Florianópolis.
Florianópolis aparece entre os cinco municípios mais atingidos, com 13.849 casos prováveis registrados até novembro de 2024. Durante o primeiro semestre, os números variaram entre 276 e 535 casos mensais, com maior incidência em abril. Apesar de os índices terem diminuído nos meses de inverno, a chegada do verão aumenta a preocupação com novos surtos da doença.
O culpa pela epidemia é o governo bolsonarista do estado, mas não apenas. Toda a direita neoliberal, que tomou de assalto o país em 2016 com o golpe contra a presidenta Dilma, é culpada pela epidemia de forma nacional. É preciso dar um calote na dívida pública e investir na população!