Blumenau enfrenta novamente um grave problema de desabastecimento de água, afetando diversos bairros como Tribess, Itoupava Norte, Itoupavazinha e Centro. Moradores relatam a interrupção frequente no fornecimento de água, sem aviso prévio. No Centro, por exemplo, a moradora Jussara Kessler relatou que o fornecimento de água foi interrompido por dois dias consecutivos.
Em outras áreas da cidade, a situação é igualmente crítica. No bairro Tribess, moradores como Krisley estão recorrendo à compra de água para atender necessidades básicas, como banho e alimentação. No Condomínio Vila Jardim Blumenau, no bairro Itoupavazinha, 256 apartamentos estão sem água há três dias. Outros bairros, como Itoupava Norte e Velha, também enfrentam o mesmo problema.
O Samae, responsável pelo abastecimento de água na cidade, foi contatado pela imprensa, mas ainda não deu uma resposta oficial sobre o que está sendo feito para resolver o problema. É mais uma consequência dos cortes de gastos impostos pelo neoliberalismo.
Uma empresa municipal que não consegue abastecer a população deve ser integrada a um mais amplo sistema de abastecimento de água. É absurdo que no sul do Brasil, uma região com abundância de rios, exista algo assim. No fim, a culpa pela falta de água é dos banqueiros que saqueiam o país.