De acordo com anúncio feito pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a partir dessa segunda-feira (5), uma série de aplicativos não poderão mais ser acessados em escolas da rede estadual de ensino em ambientes administrativos e pedagógicos das unidades.
“A Seduc-SP confirma que, a partir desta segunda-feira, o acesso a aplicativos e plataformas sem fins educativos será suspenso nas redes (cabeamento e Wi-Fi) das unidades escolares”, afirmou no anúncio.
Os aplicativos bloqueados pelo governo estadual são os seguintes: TikTok, Kwai, Facebook, Instagram, GloboPlay, Roblox, Netflix, Amazon Prime Video, X (antigo Twitter), Twitch, HBO Max, Disney+ e Steam.
A medida do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) faz com que as escolas sejam cada vez mais parecidas com prisões. Ao que tudo indica, o governador direitista parece seguir os mesmos passos do prefeito Eduardo Paes (PSB), do Rio de Janeiro, que proibiu a utilização de qualquer aparelho celular nas escolas municipais, até mesmo durante o recreio.
Proibir celulares nas escolas é ataque aos direitos da juventude