Na última edição do programa Análise Internacional, transmitido ao vivo no dia 8 de janeiro, o presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, levantou a atenção dos espectadores para a questão do chamado “banimento fantasma” (shadow ban, em inglês) sofrido pelos canais do PCO e suas redes sociais, como a Causa Operária TV e demais perfis no YouTube.
Um “banimento fantasma” se trata de uma limitação de alcance que pode ser mais ou menos severa imposta pelas plataformas e redes sociais sem notificar os responsáveis pelas redes sociais ou canais propriamente ditos, é uma censura sem notificação. Você pode publicar livremente, mas o que foi publicado não será entregue a ninguém.
Veja o que Rui Costa Pimenta disse sobre o “shadow ban” a seguir:
“Não é um problema de falar coisas especificamente de direita ou de esquerda, não é isso. Se você falar coisas que contrariem os interesses estabelecidos, você vai ser censurado. Mais do que nós já somos censurados hoje. Por exemplo, uma coisa que a gente deveria, inclusive, publicar uma reportagem, na minha opinião, é o seguinte: nós recuperamos as nossas redes sociais em março do ano passado. Estamos chegando em quase um ano do reestabelecimento das redes do PCO. Quando recuperamos as nossas redes sociais, nós tínhamos cento e poucos mil inscritos. Passou um ano e nós temos 105 mil inscritos. Quer dizer, isso é censura. É o que o pessoal chama de shadow ban. Quer dizer, você é banido clandestinamente. Isso vai piorar. É possível, inclusive, que isso inviabilize ou mutile, de uma maneira decisiva, os canais que estão atuando aí. O YouTube, as redes sociais, são o grande alvo. O projeto é para amordaçar as redes sociais. Bom, tem gente que acredita que isso daí é para o bem da humanidade. Eu acho que você precisa ter muita fé nas autoridades políticas brasileiras para acreditar numa coisa dessa. Isso aqui vai ser devastador.”, declarou Rui durante a análise.
Através do sítio “SocialBlade”, pudemos ter acesso a estatísticas de crescimento do canal da COTV e do canal da Revista Fórum, afim de comparar a taxa de crescimento de ambos os canais de comunicação. Veja os resultados a seguir:
As estatísticas nos mostram que a Causa Operária TV passa longos períodos com um ganho de 0 novos inscritos por mês. Inclusive antes e depois da suspensão das redes pelo STF. A estatística é de impressionar, pois o Partido da Causa Operária e a Causa Operária TV tem tido momentos de enorme destaque nas redes sociais, inclusive com programações inéditas e exclusivas, como a cobertura em tempo real dos atos em defesa da Palestina e outros.
O banimento fantasma é a censura, e a tendência, com a aprovação do PL das “Fake News”, é que censuras assim continuem acontecendo, sem que exista sequer direito a resposta ou recurso a ser aberto contra a censura arbitrária dos monopólios da tecnologia.