Dezenas de milhares de operários portuários dos Estados Unidos continuam em greve pelo segundo dia, mantendo os carregamentos nos principais portos do leste parados.
Na quarta-feira (2), contêineres em 36 portos, que vão do Maine até o Texas, acumularam-se, enquanto os trabalhadores portuários pareciam estar longe de um acordo com o grupo de empregadores, a United States Maritime Alliance (USMX).
A paralisação quer conquistar salários mais altos e melhores proteções para os 45.000 trabalhadores da Associação Internacional de Estivadores (ILA), mas especialistas temem que ela possa causar grandes perdas econômicas e aumentar a inflação no mês que antecede as eleições presidenciais.
A empresa de previsões econômicas Oxford Economics projeta que a greve pode drenar entre US$ 4,5 bilhões e US$ 7,5 bilhões da economia dos EUA a cada semana.
A Casa Branca, temendo uma queda econômica, instaram a USMX a atender as demandas dos trabalhadores portuários, que incluem um aumento salarial de 77% ao longo de seis anos e uma proibição da automação.
Biden afirmou que os transportadores marítimos lucraram muito durante a pandemia de COVID-19 e deveriam compensar de maneira justa os trabalhadores que mantiveram os negócios em alta.
“Eles obtiveram lucros incríveis, mais de 800% de lucro desde a pandemia, e os proprietários estão ganhando dezenas de milhões de dólares com isso”, disse Biden.
O secretário de transportes do presidente, Pete Buttigieg, também pediu que os empregadores dos portos façam mais concessões.
“As empresas precisam apresentar uma oferta que faça com que os trabalhadores voltem à mesa de negociações”, disse Buttigieg, e seguiu: “acreditamos que, economicamente, as partes não estão tão distantes uma da outra quanto podem pensar”.
Na sua última oferta, antes do colapso das negociações, a USMX ofereceu um aumento salarial de 50% e a manutenção dos atuais controles de automação.
Ou seja, o governo Biden está assustado com a força da greve e, ao menos nas palavras, se coloca a favor dos trabalhadores. No entanto, a empresa ainda não está dando sinais de que ira recuar. A luta da classe operária dos EUA se amplia.