No mês de janeiro, o Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), o Partido da Causa Operária, membros da comunidade árabe no Brasil e comitês de luta organizarão debates com o tema “O que é o sionismo e o seu regime de terror fascista contra os palestinos”. Esta será a terceira rodada de debates sobre a questão palestina;
O movimento sionista, originado no final do século XIX, é o responsável pelo regime de terror ao qual o povo palestino hoje está submetido. Seu fundador, Teodoro Herzl, era um grande admirador de Cecil John Rhodes, um dos responsáveis pelo regime de apartheid na África do Sul.
O sionismo é o movimento que defende que a Palestina é o “lar dos judeus”, ignorando que milhões de árabes já viviam naquele território. Nos anos seguintes à fundação do sionismo, surgiram várias organizações abertamente fascistas, que empregaram a mais extrema violência para estabelecer o Estado de “Israel”.
Como resultado da atuação dessas milícias, mais de 700 mil palestinos foram expulsos de suas terras. Entre as organizações que atuaram neste momento, estava o partido fascista chamado Betar, que tinha como palavra de ordem “Alemanha para Hitler, Itália para Mussolini e Israel para os judeus”. O que era o Betar no século XX hoje é o partido Likud, que é o partido do primeiro-ministro de “Israel”, Benjamin Netanyahu.
Ao longo dos 75 anos da história da ocupação sionista da terra palestina, não faltam exemplos de que os vilões da história são as forças de ocupação de “Israel”. Por isso, no debate, todos os pontos importantes a serem discutidos sobre essa ocupação serão postos a limpo.
O debate em São Paulo acontecerá no dia 14 de janeiro. Ele terá a participação de Natália Pimenta, Henrique Simonard, ambos da Direção Nacional do PCO, bem como de Reda Souedi, representando a comunidade árabe no Brasil.
Confira a programação:
12h – Almoço: inicie o dia de atividades confraternizando e fortalecendo os laços com os companheiros da luta palestina
13h30 – Análise Política da Semana: assista ao vivo a melhor análise da esquerda brasileira, com Rui Costa Pimenta
16h – Debate “O que é o sionismo e o seu regime de terror fascista contra os palestinos”
19h – Documentário sobre o Massacre de Sabra e Chatila: testemunhe uma produção exclusiva e comovente da Causa Operária TV
21h – Apresentação da Banda Revolução Permanente: encerre o dia com música e arte, celebrando a resistência palestina.
O Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP) fica localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, 73 – República, São Paulo.